Sendo uma empresa na área de comunicação a Marca Twitter sempre esteve em constante transformação.
A recente mudança usou um artifício bem interessante e antigo: o uso de círculos na estruturação de seu ícone.
A recente mudança usou um artifício bem interessante e antigo: o uso de círculos na estruturação de seu ícone.
Vamos analisar se a solução ficou ideal?
Recentemente o Twitter revelou o sua nova Marca (Símbolo)
Em 6 de junho de 2012, o Twitter lançou em seu blog um post intitulado: o novo pássaro do Twitter. Mostrado o concept e algumas observações dessa nova visão da marca: o pássaro Twitter tomando vôo.
O Símbolo
Em poucas palavras a equipe da Twitter em seu lançamento procurou esclarecer duvidas junto ao seu publico que a marca é uma visão inovadora e dinâmica da empresa:
“Hoje todos irão começar a notar a imagem simplificada do pássaro do Twitter. Esse símbolo será universal, sem emprego de texto, caracteres tipográficos ou a famosa inicial “t” em minúsculo”.
O Twitter adotou a mesma estratégica e visão empresarial de empresas globais como Nike, Apple, Starbucks entre muitas outras, em ter; um símbolo reconhecível ao seu público-alvo sem o emprego de texto e outros artifícios.
Simplificando bem a sua mensagem de empresa em imagem, percebe que as antigas versões da marca confundiam o público. Uma marca tem alcançar o estágio de ser algo simples em seu efeito e execução produzido uma ligação instantânea da personalidade da empresa com o que você quer representar.
Evolução da Marca
A Marca teve varias mudanças ao longo do tempo, iremos analisar as mais importantes.
A marca do Twitter originalmente começou como uma ilustração de um pássaro (imagem à esquerda) e depois evolui a sua forma.
A segunda versão focou na simplificação, e se comparamos com as outras marcas seguintes (exceto a terceira evolução) reparamos uma evolução gradual da ideia.
A terceira versão sofreu uma reformulação drástica, esforçando em focar em ilustração estilo cartoon.
Repare que se não tivesse essa terceira marca, você sentiria uma evolução da marca.
Retirando detalhes e fugindo da abordagem cartoon, o processo foi simplificar a imagem, e adequá-la em várias aplicações e mídias. Note a procura do movimento nas formas, e a melhora das formas nas asas, e a retirada dos pés.
A imagem final seguiu uma evolução natural e as alterações foram: na representação das penas das asas, simplificação da cabeça, e limpeza no traço.
Processo da Construção da Nova Logo
O uso das formas geométricas na logo do Twitter ficou algo impressionante. E a empresa compartilhou a sua empolgação nesse vídeo.
O Começo
O vídeo ajuda a entender o uso dos círculos e se olhamos de forma um pouco mais simplista veremos isso
Conseguiu ver o pássaro azul?
A marca é construída de círculos perfeitos. E se você quiser aplicar essa ideia na logo anterior terá uma supresa.
Pode usar o emprego dos círculos, mas em certas áreas não há a geometrização. A nova marca pode ser representada com dois círculos um pequeno e grande.
Os Círculos Geométricos Em Outras Marcas
Na tentativa de simplificar e ter estética outras marcas usaram o emprego dos círculos. A primeira empresa que usou esse emprego dos círculos geométricos em sua marca foi a Pepsi.
A Marca da Pepsi foi usada círculos mais ovais, e a sua evolução optou em simplificar ate chegar à ideia de círculos geométricos.
Pode parecer absurdo, mas a marca mais famosa do mundo usou esse mesmo truque, estamos falando da Apple veja a imagem a seguir e mude seus conceitos.
A marca iCloud usa algo semelhante
Proporção Áurea
Se você estudou um pouco sobre Artes e Design vera que essas marcas usaram o conceito de proporção áurea, e esse emprego cria formas interessante e dinâmica.
Conclusão
A geometria e a proporção áurea são importantes nas construções e desenvolvimento de marcas importantes, mas nem todo projeto ou situação pode ser aplicado.
O processo na elaboração da nova marca do Twitter cria uma reflexão que certas ferramentas simples e antigas podem ser usadas de forma criativa, sem perder o seu toque de modernidade e inovação.
A utilização da geometria e a proporção áurea resultaram em uma peça equilibrada, limpa e consistente e, funciona perfeitamente como ícone.
Aperfeiçoar a imagem deve-se pensar em matemática, proporções, espaçamento, curvas lógicas e ângulos, tudo tem que estar consistente. Esta estratégia serve como uma ferramenta de refinamento e ajuda em seu trabalho e não inibe a sua criatividade.
Curiosidades:
O nome do pássaro do Twitter é Larry (Larry Bird)
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Finalizando
É encantador olhar os processos criativos e as estratégias de desenvolvimento dessa marca. A Marca do Twitter mostra toda uma evolução visual e a importância do design em uma empresa de rede social como Twitter.
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Você conhece outras marcas que usam proporção áurea? Partilhe a sua opinião e ideias.
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